Blog de acompanhamento ao projecto de 3º ano de NTC, no ano lectivo de 2010/2011.
30
Mai 11

Para assegurar um bom funcionamento da aplicação e uma experiência agradável por parte do utilizador é necessário realizar uma série de testes. Esses testes incidem principalmente sobre três pontos: Usabilidade, Compatibilidade e Segurança.

 

Usabilidade

Os testes de Usabilidade giram em torno da experiência do utilizador, para tal é importante analisar a forma como interagem com a aplicação. Para essa análise vamos recorrer a seis utilizadores tipo, para representar o nosso público-alvo, três dos quais serão artistas novatos, enquanto outros três serão artistas com já alguma experiência.

 

Juntamente com o guião cognitivo iremos ter um dos membros do grupo juntamente com o utilizador para o guiar ao longo do teste, enquanto que as suas interacções serão gravadas através de uma aplicação de captura de ecrã. Adicionalmente iremos usar ou uma câmara para filmar a experiência, ou com a presença de um segundo membro do grupo, mais distante que irá registar erros e outros detalhes em uma tabela de análise.

Caso tudo corra bem, os testes de usabilidade serão executados ao longo da próxima sexta-feira.

 

Compatibilidade

Os testes de compatibilidade têm como objectivo assegurar uma igual experiência de utilização da aplicação em diversos dispositivos. Para tal é necessário testar o funcionamento em diversas combinações de browsers, resoluções e sistemas operativos, registando os resultados numa tabela, descrevendo os problemas e diferenças detectadas. Os problemas encontrados serão depois inseridos na ferramenta de bug tracking para manter um registo e facilitar a sua resolução e priotirizar a sua resolução conforme a gravidade.

 

Segurança

A função dos testes de segurança é assegurar a protecção tanto da aplicação como dos utilizadores, como prevenir spam. Para tal iremos realizar os seguintes testes:

 

- Copiar urls internos sem login para tentar aceder às páginas.

- Alterar parâmetros de url para tentar aceder a perfis e outras áreas exclusivas.

- Colocar valores inválidos nos campos de input e analisar a resposta do sistema.

- Tentar aceder directamente a ficheiros e directórios.

- Testar Captcha, submissões em massa.

- Manter registos de tentativas falhadas.

- Verificar encriptação na base de dados de palavras-chave. Tentar assegurar existência de salt.

 

Os resultados serão então registados e quaisquer problemas detectados, tal como com os testes de compatibilidade, serão inseridos na ferramenta de bug tracking.

 

 

 


De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
27
28

29
31


arquivos
pesquisar blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO