Blog de acompanhamento ao projecto de 3º ano de NTC, no ano lectivo de 2010/2011.
30
Mai 11

Para assegurar um bom funcionamento da aplicação e uma experiência agradável por parte do utilizador é necessário realizar uma série de testes. Esses testes incidem principalmente sobre três pontos: Usabilidade, Compatibilidade e Segurança.

 

Usabilidade

Os testes de Usabilidade giram em torno da experiência do utilizador, para tal é importante analisar a forma como interagem com a aplicação. Para essa análise vamos recorrer a seis utilizadores tipo, para representar o nosso público-alvo, três dos quais serão artistas novatos, enquanto outros três serão artistas com já alguma experiência.

 

Juntamente com o guião cognitivo iremos ter um dos membros do grupo juntamente com o utilizador para o guiar ao longo do teste, enquanto que as suas interacções serão gravadas através de uma aplicação de captura de ecrã. Adicionalmente iremos usar ou uma câmara para filmar a experiência, ou com a presença de um segundo membro do grupo, mais distante que irá registar erros e outros detalhes em uma tabela de análise.

Caso tudo corra bem, os testes de usabilidade serão executados ao longo da próxima sexta-feira.

 

Compatibilidade

Os testes de compatibilidade têm como objectivo assegurar uma igual experiência de utilização da aplicação em diversos dispositivos. Para tal é necessário testar o funcionamento em diversas combinações de browsers, resoluções e sistemas operativos, registando os resultados numa tabela, descrevendo os problemas e diferenças detectadas. Os problemas encontrados serão depois inseridos na ferramenta de bug tracking para manter um registo e facilitar a sua resolução e priotirizar a sua resolução conforme a gravidade.

 

Segurança

A função dos testes de segurança é assegurar a protecção tanto da aplicação como dos utilizadores, como prevenir spam. Para tal iremos realizar os seguintes testes:

 

- Copiar urls internos sem login para tentar aceder às páginas.

- Alterar parâmetros de url para tentar aceder a perfis e outras áreas exclusivas.

- Colocar valores inválidos nos campos de input e analisar a resposta do sistema.

- Tentar aceder directamente a ficheiros e directórios.

- Testar Captcha, submissões em massa.

- Manter registos de tentativas falhadas.

- Verificar encriptação na base de dados de palavras-chave. Tentar assegurar existência de salt.

 

Os resultados serão então registados e quaisquer problemas detectados, tal como com os testes de compatibilidade, serão inseridos na ferramenta de bug tracking.

 

 

 


Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
27
28

29
31


arquivos
pesquisar blog
 
blogs SAPO