Blog de acompanhamento ao projecto de 3º ano de NTC, no ano lectivo de 2010/2011.
24
Fev 11

 Universidade de Aveiro | NTC | 3º ano | Projecto

Briefing - Wikigráfica


Membros do grupo:

André Horta, nº 46236

Francisco Ferreira, nº 46110

João Tavares, nº 46681

Paulo Coelho, nº 47661


Docentes:

Ana Margarida Almeida

Nuno Ribeiro

Benjamin Júnior

Pedro Amado


Orientadores de Projecto:

Ana Veloso

Pedro Amado


Ideia

O que se pretende é a criação de uma comunidade de desenho vectorial 2D com um forte espírito de entreajuda, colaboração e ensino, exaltando a criação, inspiração e competição amigável, apoiada numa ferramenta de edição gráfica online.


Um dos conceitos chaves da Web 2.0 é o foco nos utilizadores: as interacções entre os mesmos e a colaboração e a partilha de uma multiplicidade de ideias diferentes em comunidades online. Levar a que os utilizadores sejam não só consumidores estáticos, mas também os principais produtores de conteúdo do site.


Pretende-se então com a “WikiGráfica” que os utilizadores possam criar documentos de desenho vectorial - tanto online e directamente na aplicação como off-line - e partilhá-los com a restante comunidade. Ao serem submetidos, esses ficheiros podem ser sujeitos a revisões, ou apropriados por outros utilizadores, para inspiração, incorporação em documentos da sua autoria ou simplesmente para ver o processo ou técnicas utilizadas na sua concepção. Sendo para isso necessário que todos os conteúdos sejam abertos e editáveis, seguindo a lógica do modelo Wiki. Todas as submissões podem também ser comentadas, criticadas e votadas por outros utilizadores.


Para fomentar a criatividade e a participação da comunidade, planeia-se usar um sistema de ranking e reputação que premeie os utilizadores conforme a sua participação na comunidade, tanto criando conteúdo como criticando e respondendo a pedidos de ajuda.

 


Aspectos diferenciadores

 

Para que a “WikiGráfica” vingue, é necessário que o produto se realce e diferencie de outras aplicações já existentes. Salienta-se então como aspectos diferenciadores:

  • Componente social assente num sistema de ranking e pontuação, recompensado os utilizadores mais prestáveis nas suas actividades e envolvimento com a plataforma;
  • Organização de competições individuais e em grupo, para envolver mais a comunidade e incentivar uma maior participação dos utilizadores;
  • Possibilidade de gerar documentos directamente online, na aplicação;

 


Posicionamento

 

Tendo em consideração a ideia da “WikiGráfica”, considera-se ter como público-alvo alunos e artistas gráficos, cujas características incluem alguma literacia tecnológica, espírito cooperativo, maturidade e gosto por aprender mais. Dá-se ainda especial destaque aos que estejam no seu início de carreira. Existindo ainda poucas aplicações online e, de entre elas, nenhuma se assentar num sistema de reputação como o planeado ou possuir uma extensa colecção de documentos para edição e ensino, existe uma oportunidade para a “WikiGráfica” se posicionar junto do seu público-alvo e atingir os seus objectivos. É importante ainda referir que para a utilização de um projecto destas características, a literacia tecnológica poderá ser uma barreira necessária para manter a sua qualidade e interesse.


Objectivos

 

  • Revisões ao próprio documento de desenho (ex.: version control);
  • Criação de portefólios de desenhos;
  • Interagir sobre os documentos de desenho (partilhar, comentar, votar, criticar, ,etc.);
  • Apropriarem-se e recriar o desenho de outros (ex.: forking);
  • Criação de um sistema de reputação e recompensas aos utilizadores (ex.: karma, badges, achievements, etc.);
  • Criação de locais de discussão;
  • Eventos comunitários (ex.:competições, sessões de tutoriais, etc.);

 

 

Download Versão PDF

tags:

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
18
19

20
21
23
25
26

27
28


arquivos
pesquisar blog
 
blogs SAPO