Blog de acompanhamento ao projecto de 3º ano de NTC, no ano lectivo de 2010/2011.
22
Fev 11

Como ficou combinado na última reunião com os orientadores, segue em link o estado da arte (em formato de tabela, no Google Docs).

 

Link para estado da arte

 (carregar na imagem para aceder a tabela)

 

Inspirado por alguns sites encontrados na pesquisa, o grupo teve algumas ideias sobre como desenvolver a comunidade. Nomeadamente, retirámos inspiração de sites como o Stack Overflow ou o Newgrounds.

 

Ambos esses sites funcionam com base num sistema de pontuação, atribuída aos utilizadores conforme a sua participação nas várias actividades dos mesmos (quer seja na criação ou upload de contéudo, na votação de contéudo de outros utilizadores, fazer report de contéudo inapropriado, etc.)  Têm, também, a particularidade de atribuir "medalhas" a utilizadores (http://stackoverflow.com/badges, http://www.newgrounds.com/lit/badge_list.html), mediante o cumprimento de certas tarefas.

 

Adicionalmente, foi tida a ideia de aproveitar o conceito de concursos, de frequência a determinar, seguindo a ideia de sites como o Threadless, na qual a criatividade é recompensada, nesse caso monetariamente.

 

É da opinião do grupo que esses três conceitos podem funcionar em conjunto para fomentar o aparecimento e a continuidade de uma comunidade online forte, centrada na criatividade e na colaboração, em que o crescimento artístico dos utilizadores apareça da inspiração mútua e seja impulsiona, quer pela pontuação/reputação quer pelos referidos concursos.


Olá Paulo (porque foi o autor do post), olá a todos:

Gosto da tabela e de ver que aceitaram algumas das sugestões sobre a forma de publicar online. A ideia de colocar o documento no Google Docs também é boa. Assim dá para ir actualizando (mesmo não dê para ver o histórico de revisões...?)

Em relação ao documento, já começa a ser um bom documento de trabalho, parabéns! Mas não pensem que podem descansar!!! ;)

Ainda precisam de algumas afinações. Como por exemplo:
— uma legenda no documento (porque é que marcaram células a laranja? = bom ou mau?);
— colocar uma coluna a especificar a tipologia da plataforma/software que detectaram para cada um (Wiki, Fórum, Blog, MicroBlog, CMS genérico,... ?) Acho que pode vir a dar jeito no futuro;
— colocar uma coluna a indicar se estão a escolher este site/exemplo por causa do carácter comunitário do trabalho, ou por causa da implementação de uma ferramenta (ou dos dois);
— começar a marcar com a identificação do vosso grupo, projecto (nome de código?) e filiação (UA, Curso, disciplina e ano curricular... estas coisas são muito importantes!)

De resto estão no bom caminho, mas gostava de ver mais exemplos.
Lembrei-me do Google Wave/Buzz que dá para ver um histórico (e animar a evolução!). Já não sei onde isso anda, mas ainda dá para ver online.
Ver ainda mais Wikis, mais blogs e mais sites de desenho... afinal de contas, este estado da arte deve ser útil para vos enquadrar na "concorrência" e encontrar o tal aspecto diferenciador que marca o vosso projecto.

Especificamente às ferramentas analisadas... acho que temos que a partir de agora, podemos começar a direccionar melhor, ou mais concretamente para ferramentas de criação vectorial (p. ex.: o SumoPaint é vocacionada para a edição bitmap... )

E em relação aos APIs? Não vi lá nenhum... fui verificar e o Aviary tem o API deles (mas não sei pormenores) e a própria Google tem um API de desenho vectorial que trabalha em SVG e pode ser bastante útil.

E bom. estão no bom caminho. Tentem pesquisar o máximo possível até ao final do dia de hoje, actualizem a lista, porque ainda há um tratamento/conclusões a retirar da analise desta lista. Falamos melhor amanhã!

Cumprimentos,
P
pamado a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:48

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
18
19

20
21
23
25
26

27
28


arquivos
pesquisar blog
 
blogs SAPO